Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

Turismo Serra Gaúcha

As melhores opções de turismo da Serra Gaúcha para se desfrutar em seu passeio.

Vale dos Vinhedos

Degustação de Vinhos e Comidas Típicas

Ao longo deste roteiro encantador, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte e artesanato, memorial do vinho, armazém de queijos, biscoitos, doces e geleias coloniais e gourmet.
Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil com Denominação de Origem, o que comprova que os vinhos aqui produzidos exprimem a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos.

Caminhos de Pedra

Patrimônio Histórico e Cultural do RS

O fato de concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e a preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de “museu vivo”. Em 2009 por iniciativa do Dep. Estadual Jerônimo Pizzoloto Güerguen, e apoio do IPHAE (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) foi declarado patrimônio histórico e cultural do RS.

Vários estabelecimentos compõe os caminhos de pedra, mais de 43 pontos de observação externa e das paisagens são indicadas e descritas nesse trajeto.

Passeio Maria Fumaça

Passeio de Maria Fumaça

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições de nossos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações…Ao final o visitante terá o privilégio de conhecer a história da Imigração Italiana da região através do Museu Temático Epopéia Italiana “Um Retorno ao Passado”

Vale do Rio das Antas

Rodovia BR 470 (divisa entre Bento Gonçalves e Veranópolis)
O Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado entre as montanhas. Neste trecho da foto assemelha-se ao formato de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da BR 470. O local da foto fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, após cruzar a ponte sobre o Rio das Antas e subir a encosta em direção à cidade de Veranópolis.

Museu do Imigrante

Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005 e passou a integrar o roteiro cultural de nossa cidade. Para resgatar a história da Imigração Italiana, o museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho.

Outros Pontos Turísticos

Igreja Redonda Ou Igreja de São Bento – Construído em 1983 e edificado totalmente em concreto, a igreja é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região.

A Pipa Pórtico é o cartão de visita da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade e anuncia aos visitantes “Você está entrando no mundo do vinho”.